Evolução do Delphi

Versões...

Delphi 2009
O Embarcadero Technologies que adquiriu a divisão CodeGear da Borland no ano passado, lança nova versão do CodeGear Delphi 2009. Novas características: DataSnap; Métodos generics e anonymous; novos componentes VCL; controles Ribbons, suporte a PNG e com suporte para a interface
Windows Vista é possível criar interfaces elegantes; Internacionalização; Visualização de toda a estrutura das nossas databases, com suporte para modelagem e projeto de databases na nova edição do Delphi Architect. Tudo isso graças as parcerias que o Delphi possui com as maiores empresas de database como a MySQL, Sybase e Oracle. Com componentes VCL para Web podemos criar aplicações baseadas na tecnologia AJAX com um super visual de aplicações Web 2.0 com a mesma facilidade que desenvolvemos aplicações Desktops no Delphi. Aplicações para web com outras tecnologias como PHP, .NET, etc, agora podemos desenvolver tudo com o Delphi 2009. E tem também suporte para a nova tecnologia da Microsoft o Silverlight 2.0.

Delphi 2007
Esse foi o primeiro lançamento da CodeGear. É o Delphi 2007 para .Net, que completa o studio junto com o Delphi 2007 para Win32 e o C++Builder 2007. O studio completo com as três linguagens está sendo chamado de RAD Studio 2007. Uma das características é o apoio para MS Build e acessórios para o Visual Component Library para o Windows Vista. E também foi introduzido DBX4 CodeGear como a próxima versão do dbExpress. O Delphi 2007 foi o primeiro a poder baixar on-line a partir da Internet e ativá-la usando uma chave de licença. ASP.Net 2.0, Eco IV é a nova versão do Enterprise Core Objects, e possui um grande novo recurso: suporte a VCL.Net. Trás um novo recurso na linguagem extremamente importante: Generics. E várias melhorias em Banco de Dados.

Delphi 2006
Lançado no final de 2005 (corresponde a versão 10). Integrada no Borland Developer Studio 4.0 com destaque para a total integração com o Borland Together, o preview do compilador do C++ Builder, atualização dos drivers DBExpress, novos refactorings e recursos da IDE. Nessa versão o gerenciador de memória utilizado pelo Delphi foi substituído, tornando os aplicativos compilados em Delphi mais rápidos. Como a ferramenta é compilada utilizando o próprio Delphi, esta nova versão também está muito rápida.

Delphi 2005
Lançado no final de 2004 (corresponde a versão 9). Algumas características: com suporte, na mesma IDE, ao desenvolvimento para plataformas Windows 32 bits e Windows .NET, além de integrar no mesmo ambiente de desenvolvimento a possibilidade de se desenvolver utilizando o ambiente do Delphi, C++ Builder ou C#.

Delphi 8
Lançado em 2003. Esta versão traz suporte para desenvolvimento de aplicações .NET. A aparência do ambiente de trabalho é parecida com a do Visual Studio.NET e suas janelas MDI, em vez do antigo SDI e suas janelas flutuantes. No Banco de Dados, houve mudança do ADO para ADO.NET. E no desenvolvimento Web o Delphi agora tem um editor nativo de formulários HTML, sem precisar recorrer a componentes de terceiros.

Delphi 7
Lançado em 2002. Versão compatível com Linux (através do Kylix, paleta de componentes CLX ). Algumas características é a troca de componente de criação de relatórios (o Quick Report deu lugar ao Rave, da Nevrona Designs). Algumas paletas antigas foram eliminadas e deram lugar a outras (caso do Rave e do QR), enquanto outras novas apareceram para complementar outras já existente (caso da suíte Indy). No Banco de Dados foi adicionado um novo componente chamado TSimpleDataset na paleta dbExpress e foram eliminados os componentes TSQLClientDataset e TBDEClientDataset . Na parte de Internet, os componentes de Web Services com XML (chamado BizSnap) apresentaram vários melhoramentos e a suíte Indy está completa, permitindo criar, com mais facilidade, todo tipo de aplicação baseada em sockets. Com a suíte Intraweb, pode-se desenvolver aplicações web para rodar num servidor Apache com muito mais facilidade, existe a possibilidade de criar formulários visualmente.

Para os usuários a versão 7 (Delphi 7) é considerada a mais estável.

Delphi 6
Lançado no primeiro semestre de 2001. Uma das características: é a total compatibilidade com o Kylix, ou seja, para Sistemas Operacionais Linux.

Delphi 5
Lançado no segundo semestre de 1999. É um melhoramento do Delphi 4, como correções no depurador, mais recursos para melhorar desempenho das tarefas, etc. Uma das características é a ferramenta para desenvolvimento na Internet, com vários recursos para criação de componentes cliente-servidor e Internet.

Delphi 4
Lançado em 1998. A Borland passa a se chamar Inprise. Com Interface Gráfica melhorada, barra de ferramentas e janelas encaixáveis, IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) redesenhada.

Delphi 3
Lançado em 1997. Sua característica, são as novas tecnologias introduzidas como COM e ActiveX. Também o Code Insight que auxiliava na escrita do código-fonte. Aplicações a Web, acesso a banco de dados de múltiplas camadas.

Delphi 2
Lançado em 1996. Época da evolução do Sistema Operacional 32 bits, Windows 95. Uma das características: é o novo compilador de 32 bits, banco de dados reforçado, biblioteca de componentes redesenhada, e compatibilidade com os projetos de 16 bits.

Delphi 1
Lançado em 1995. Tinha como característica: ambiente visual, geração automática de códigos, DLLs, executáveis compilados.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Delphi_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)
http://www.codegear.com/products/delphi/win32/whats-new/